31 de julho de 2025
ABSURDO

Caos e escuridão: Pane elétrica no HGE deixa pacientes no calor e no rastro do descaso da saúde em Alagoas

Sob calor sufocante e nuvens de mosquitos, doentes enfrentam apagão em maior hospital público do estado; geradores só seguraram áreas críticas

Por Redação
Publicado em
Pacientes relatam falta de energia no HGE; unidade diz que reparo foi feito - Foto: Reprodução

A situação da saúde pública em Alagoas atingiu um novo patamar de humilhação para quem depende do sistema estatal. Pacientes e acompanhantes que buscaram socorro no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, enfrentaram um cenário de puro caos e desespero após a maior unidade de urgência e emergência do estado sofrer um apagão geral no fornecimento de energia elétrica.

Quem estava internado ou aguardando na recepção relatou momentos de terror nos corredores da unidade. Com a queda de energia, o HGE virou uma estufa: doentes foram obrigados a suportar um calor intenso e um ataque massivo de mosquitos, tudo isso enquanto os exames essenciais, como tomografias de urgência, eram paralisados pela falta de luz nas salas de diagnóstico.

A direção do hospital tentou minimizar o absurdo alegando que o problema nasceu de um defeito interno na subestação da própria unidade, pane que foi tão grave que conseguiu afetar a rede externa da distribuidora Equatorial. Engenheiros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) precisaram correr para atuar no conserto junto com técnicos da concessionária de energia para restabelecer o sistema.

Em nota oficial de esclarecimento, o HGE informou que os reparos foram concluídos e garantiu que, durante o período de escuridão, os geradores da unidade foram acionados para manter os aparelhos das áreas críticas em funcionamento, sem interrupção de atendimentos. No entanto, para as centenas de pessoas que ficaram abandonadas no calor e no escuro dos setores comuns, o discurso oficial não apaga o rastro de incompetência e descaso na manutenção do hospital.