31 de julho de 2025
CAMINHONEIROS

Vai ao Senado medida provisória que anistiou caminhoneiros multados após as eleições de 2022

MP reforça mecanismos de fiscalização do piso mínimo do frete rodoviário

Por Patrícia Fahlbusch
Publicado em
MP instituiu um piso salarial nacional para motoristas de longa distância - Foto: Valter Campanato - Agência Brasil

O Senado vai analisar a Medida Provisória 1.343/2026, que reforça os mecanismos de fiscalização do piso mínimo do frete rodoviário e institui um piso salarial nacional para motoristas de longa distância. O texto também anistia caminhoneiros multados por bloqueios em rodovias após as eleições de 2022.

O perdão das multas não constava na medida editada pelo governo federal. Ele foi incluído pela comissão mista que analisou a MP.

As mudanças no texto foram feitas pelo relator na comissão mista, o deputado Zé Trovão (PL-SC). A anistia foi concedida para motoristas, transportadores de cargas e pessoas físicas e jurídicas que tenham participado de bloqueios de rodovias em 2022, após a derrota do então presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Outra anistia é para quem descumpriu as normas do frete, como pagamento abaixo do piso estipulado pela Lei 13.703/18.

A matéria foi aprovada pelo Plenário da Câmara na semana passada e, por causa das alterações, chega ao Senado na forma de projeto de lei de conversão 6/2026. O texto precisa ser votado pelos senadores até 16 de julho para ser convertido em lei e não perder a validade.  

“Nós estamos nessa casa votando algo que definitivamente tira o caminhoneiro autônomo da escravidão, do jugo daqueles que sempre roubaram o caminhoneiro na cara dura. E de quem eu estou falando? Do o homem que não tem um caminhão, que nunca dirigiu um caminhão, mas que leva 30, 40, 50% do frete do caminhoneiro. E hoje nós estamos pondo fim a esses caras”, afirmou o deputado Zé Trovão.