Mulher de 37 anos que fingia ter 12 passou por internações psiquiátricas no Ceará
Suspeita presa em Santa Catarina já havia feito tratamento em hospitais e CAPS e foi internada após histórico de relatos contraditórios
Publicado em
A cearense Amanda Maria Souza de Oliveira, de 37 anos, que foi presa em Santa Catarina por se passar por uma menina de 12 anos para enganar uma família e conseguir abrigo, já havia passado por internações psiquiátricas no Ceará e tratamento em serviços de saúde mental.
Segundo informações repassadas pela Defensoria Pública, ela foi atendida em hospitais como o Hospital Mental de Messejana e o antigo Hospital Mira y López, além de acompanhamento em um CAPS em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O caso também tem histórico antigo. Em 2010, quando tinha 22 anos, Amanda procurou a polícia afirmando ter 12 anos e relatando supostos abusos sexuais e práticas de violência, incluindo “rituais de magia negra”. Na época, um exame apontou a presença de objetos metálicos no corpo dela, como agulhas e uma chave.

A investigação policial chegou a ouvir familiares e vizinhos, que contestaram as versões apresentadas. Os pais também foram ouvidos e apresentaram documentos que indicavam a idade real da filha, mas ela alegava que os registros eram falsos.
Mais recentemente, em Santa Catarina, a mulher voltou a se apresentar como adolescente. Ela foi acolhida por uma família após contato feito por meio de um pastor e permaneceu no local por cerca de 14 meses. Nesse período, alternou versões sobre sua idade e situação pessoal, até ser denunciada.
A suspeita foi presa por estelionato e falsa identidade e teve a prisão convertida em preventiva após audiência de custódia. Ela deve passar por exames de sanidade mental.