31 de julho de 2025
SAÚDE

Vídeo mostra capitão comunicando morte de passageiro em cruzeiro ligado a casos de hantavírus

Navio de luxo registrou três mortes durante viagem internacional; autoridades monitoram passageiros após confirmação de infecções

Por Redação
Publicado em
Vídeo mostra capitão comunicando morte de passageiro em cruzeiro ligado a casos de hantavírus - Foto: Reprodução

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (6) mostra o momento em que o capitão de um cruzeiro internacional anuncia aos passageiros a morte de um turista a bordo do navio MV Hondius, embarcação que passou a ser monitorada após registros de casos de hantavírus durante a viagem.

As imagens foram gravadas em 12 de abril, um dia após a primeira morte registrada no cruzeiro operado pela empresa holandesa Oceanwide Expeditions. A embarcação saiu de Ushuaia, na Argentina, e seguia viagem rumo a Cabo Verde.

No comunicado, o capitão Jan Dobrogowski informou que o passageiro teria morrido “provavelmente por causas naturais” e afirmou que, até aquele momento, não havia indícios de doença infecciosa relacionada ao caso.

“É meu triste dever informar que um dos nossos passageiros faleceu repentinamente na noite passada”, declarou o comandante durante o anúncio aos ocupantes do navio. Veja clicando aqui!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos três pessoas morreram durante a viagem. Entre elas estão um passageiro holandês, a esposa dele — que posteriormente testou positivo para hantavírus — e um turista alemão, morto no início de maio.

Outros dois passageiros seguem internados após confirmação da infecção. Um britânico está hospitalizado em estado grave na África do Sul, enquanto outro paciente recebe atendimento médico em Zurique, na Suíça.

O hantavírus é transmitido principalmente por roedores infectados e pode provocar complicações respiratórias graves, além de febres hemorrágicas.

As autoridades espanholas informaram que os passageiros começarão a desembarcar nas Ilhas Canárias a partir da próxima segunda-feira (11). Segundo o governo da Espanha, os ocupantes que continuam a bordo não apresentam sintomas da doença.

A ministra da Saúde da Espanha, Mónica García, afirmou que passageiros estrangeiros serão repatriados, enquanto os espanhóis passarão por monitoramento e quarentena após o desembarque.

Apesar da autorização do governo central para a chegada do navio, autoridades locais de Tenerife informaram que tentam impedir a atracação da embarcação na ilha.