31 de julho de 2025
PRÓXIMO MÊS

Lula anuncia assinatura do acordo Mercosul-União Europeia para 20 de dezembro

Presidente fez o anúncio durante visita à África do Sul; acordo criará a maior zona de livre comércio do mundo, envolvendo 722 milhões de pessoas e US$ 22 trilhões em PIB

Por Redação
Publicado em
Presidente Lula fala a jornalistas durante o G20 na África do Sul. - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste domingo (23), em Joanesburgo, na África do Sul, que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia será assinado no próximo dia 20 de dezembro. A data coincide com a reunião de cúpula de líderes do Mercosul, marcada para Foz do Iguaçu, no Paraná, cidade que sediará o evento.

Em declaração, Lula destacou a dimensão do acordo, que deve se tornar o maior pacto comercial do mundo. "É um acordo que envolve praticamente 722 milhões de habitantes e envolve 22 trilhões de PIB. É uma coisa extremamente importante, possivelmente seja o maior acordo comercial do mundo", afirmou.

O acordo de livre-comércio entre os blocos foi formalmente apresentado pela Comissão Europeia em setembro. Agora, depende de aprovação pelo Parlamento Europeu e pelos estados-membros da UE, assim como pela ratificação interna de cada país do Mercosul.

Lula já havia defendido o avanço das tratativas durante a cúpula da Celac, no início deste mês. O Brasil, que ocupa a presidência rotativa do Mercosul, busca concluir o processo ainda este ano.

Até este domingo, o presidente da Argentina, Javier Milei, ainda não havia confirmado presença no encontro de dezembro. Em julho, Milei criticou o bloco, afirmando que o Mercosul "prejudicava" a maioria dos cidadãos. Sua participação é considerada chave para a consolidação do acordo.

Em suas redes sociais, Lula reforçou: "Estamos falando de um acordo que conecta 722 milhões de pessoas, movimenta US$ 22 trilhões em PIB e que pode se tornar o maior pacto comercial do mundo". E completou: "Depois da assinatura, começa o trabalho para transformar esse acordo em benefícios reais para o nosso povo".