Lula comemora suspensão de tarifas dos EUA e convida Trump para visitar o Brasil
Presidente americano removeu taxa de 40% sobre produtos brasileiros como café, carnes e frutas
Publicado em
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou publicamente nesta quinta-feira (20) a decisão do governo norte-americano de suspender as tarifas de 40% sobre uma lista de produtos brasileiros. Em vídeo gravado ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lula classificou a medida como "um resultado muito importante" e estendeu um convite a Donald Trump para visitar o Brasil.
"Ele [Trump] está convidado para vir ao Brasil quando quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma comercial, política, entre Brasil e EUA", declarou Lula, que gravou a mensagem pouco antes de embarcar para a Cúpula do G20 na África do Sul. O presidente agradeceu "parcialmente" a decisão, afirmando que fará o agradecimento completo "quando tudo estiver totalmente acordado entre nós".
A ordem executiva assinada por Trump remove a tarifa adicional de 40% sobre produtos como:
- Café, chá e especiarias
- Frutas tropicais e sucos
- Cacau
- Banana, laranja e tomate
- Carne bovina
A medida tem efeito retroativo a 13 de novembro, data da última reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado Marco Rubio, em Washington.
Em nota oficial, o governo brasileiro manifestou "satisfação" com a revogação da tarifa adicional, destacando que a decisão reflete "o avanço inicial das negociações" entre os dois países. O Itamaraty reafirmou ainda a disposição do Brasil em manter o diálogo com o governo Trump para "solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas".
O anúncio representa um avanço significativo na relação comercial bilateral, que enfrentava tensões desde a imposição das tarifas pelo governo norte-americano.