31 de julho de 2025
altamente tóxica

Mais sete pessoas são intoxicadas após ingestão de ''couve falsa'' em MG

As vítimas em Santa Vitória consumiram a planta há algumas semanas e apresentaram sintomas graves, incluindo vômitos, diarreia, dificuldade respiratória, perda de força e problemas de visão

Por Redação
Publicado em
As vítimas em Santa Vitória consumiram a planta há algumas semanas e apresentaram sintomas graves, incluindo vômitos, diarreia, dificuldade respiratória, perda de força e problemas de visão - Foto: Divulgação

Um novo surto de intoxicação pela planta conhecida como "falsa couve" ou "fumo-bravo" foi confirmado em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro. De acordo com o prefeito Sérgio Moreira, mais sete pessoas foram intoxicadas após consumirem a planta, que é altamente tóxica e se assemelha visualmente à couve.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (16), o prefeito fez um apelo à população. “Acabem com tudo. Quem em casa tiver exemplar desta planta, por favor, acabe com isso tudo”, alertou Moreira. Ele enfatizou que a medida é crucial para a segurança das famílias e de toda a comunidade.

As vítimas em Santa Vitória consumiram a planta há algumas semanas e apresentaram sintomas graves, incluindo vômitos, diarreia, dificuldade respiratória, perda de força e problemas de visão. Todas foram atendidas a tempo e já se recuperam em casa.

Cenário preocupante se repete


Os casos em Santa Vitória ocorrem semanas após um incidente grave na cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Quatro pessoas ingeriram a "falsa couve" em uma confraternização familiar. A intoxicação resultou na morte de uma mulher de 37 anos após seis dias de internação. Um homem de 60 anos permanece internado em estado grave, entubado e sedado. Os outros dois envolvidos, idosos de 64 e 67 anos, tiveram alta ou apresentaram sintomas mais brandos.

A suspeita, em todos os casos, é de que a planta tenha sido colhida e preparada por engano, sendo confundida com a couve comum.

Leia também