Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Lula recebeu e conversa telefônica do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesse sábado (9). A conversa, que durou aproximadamente 40 minutos, abordou principalmente os esforços para alcançar a paz no conflito entre Rússia e Ucrânia, conforme informou o Palácio do Planalto em nota oficial.
Durante o diálogo, Lula reafirmou o posicionamento histórico do Brasil em defesa da solução pacífica de controvérsias. O presidente brasileiro colocou o país à disposição para contribuir nas negociações, inclusive através do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta do Brasil e da China criada para mediar o conflito. "O Brasil sempre apoiou o diálogo como caminho para a paz", destacou a nota presidencial.
Além do tema ucraniano, os líderes discutiram questões bilaterais e a conjuntura política e econômica global. Putin parabenizou o Brasil pelo sucesso da recente Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, em julho, e ambos concordaram em realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, principal fórum de diálogo entre os dois países.