O presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin se reúnem nesta segunda-feira (11) para finalizar o plano de contingência destinado aos setores brasileiros afetados pelas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, lidera as negociações com o governo norte-americano e o diálogo com os empresários brasileiros.
O pacote de medidas, que deve ser anunciado até amanhã (12), inclui linhas de crédito específicas e aumento das compras governamentais, com foco especial nos pequenos exportadores que dependem do mercado americano. O governo está desenvolvendo uma metodologia para avaliar o impacto diferenciado em cada setor, baseado no volume de exportações para os EUA.
Desde o dia 6 de agosto, está em vigor a tarifa de 50% sobre parte dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, decisão assinada pelo ex-presidente Donald Trump em julho. A medida afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado americano, representando 4% do total das exportações brasileiras.
Paralelamente, o governo trabalha para fortalecer os setores não atingidos pelas novas tarifas. Cerca de 700 produtos brasileiros - incluindo suco de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e peças para aeronaves - mantêm a alíquota original de 10%. Essa lista representa uma oportunidade para realinhar as estratégias de exportação de empresas alagoanas.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil