Lula deve inaugurar hospital oncológico em Garanhuns no próximo mês
Instituto de Prevenção Eurídice Ferreira de Mello, vinculado ao Hospital de Amor, está em fase final de construção e deve realizar até 20 mil atendimentos por mês
Publicado em
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá visitar Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, no próximo mês para inaugurar o Instituto de Prevenção Eurídice Ferreira de Mello, unidade oncológica vinculada ao modelo do Hospital de Amor. O equipamento está em fase final de construção e promete ampliar o atendimento especializado para pacientes da região.
A unidade recebeu o nome de Eurídice Ferreira de Mello em homenagem à mãe do presidente, Dona Lindú, figura conhecida nacionalmente pela trajetória de vida que inspirou a história de Lula. A visita presidencial deve ocorrer pouco antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral que impede a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.
Construído no bairro Dom Helder Câmara, o instituto será administrado pela Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Amor, referência nacional no tratamento do câncer. A proposta é oferecer atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico.
A expectativa é que a nova unidade realize até 20 mil atendimentos por mês, beneficiando moradores de Garanhuns, do Agreste e de diversas regiões de Pernambuco. O empreendimento integra o programa Novo PAC Seleções, do Governo Federal, que destinou recursos para a construção da estrutura e aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do hospital.
Com a inauguração, o município passa a contar com um importante reforço na rede pública de saúde, ampliando o acesso a serviços especializados e reduzindo a necessidade de deslocamentos de pacientes para outras cidades em busca de atendimento oncológico.