31 de julho de 2025
PERNAMBUCO

Lula deve inaugurar hospital oncológico em Garanhuns no próximo mês

Instituto de Prevenção Eurídice Ferreira de Mello, vinculado ao Hospital de Amor, está em fase final de construção e deve realizar até 20 mil atendimentos por mês

Por Paula Tabosa
Publicado em
Presidente Lula deve inaugurar instituto oncológico em Garanhuns (PE) no próximo mês; unidade vinculada ao Hospital de Amor deve realizar até 20 mil atendimentos mensais. - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá visitar Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, no próximo mês para inaugurar o Instituto de Prevenção Eurídice Ferreira de Mello, unidade oncológica vinculada ao modelo do Hospital de Amor. O equipamento está em fase final de construção e promete ampliar o atendimento especializado para pacientes da região.

A unidade recebeu o nome de Eurídice Ferreira de Mello em homenagem à mãe do presidente, Dona Lindú, figura conhecida nacionalmente pela trajetória de vida que inspirou a história de Lula. A visita presidencial deve ocorrer pouco antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral que impede a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.

Construído no bairro Dom Helder Câmara, o instituto será administrado pela Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Amor, referência nacional no tratamento do câncer. A proposta é oferecer atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico.

A expectativa é que a nova unidade realize até 20 mil atendimentos por mês, beneficiando moradores de Garanhuns, do Agreste e de diversas regiões de Pernambuco. O empreendimento integra o programa Novo PAC Seleções, do Governo Federal, que destinou recursos para a construção da estrutura e aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do hospital.

Com a inauguração, o município passa a contar com um importante reforço na rede pública de saúde, ampliando o acesso a serviços especializados e reduzindo a necessidade de deslocamentos de pacientes para outras cidades em busca de atendimento oncológico.