Condenado pelo STF, Eduardo Bolsonaro viaja aos EUA para ampliar ofensiva contra Moraes
Ex-deputado terá reuniões com integrantes do governo Trump e senadores republicanos em Washington para discutir condenação e medidas contra ministro do Supremo
Publicado em
O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarca nesta segunda-feira (22) em Washington, nos Estados Unidos, para uma série de compromissos com integrantes do governo do presidente Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano.
A viagem ocorre dias após Eduardo ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de coação no curso da Justiça. Segundo aliados, o principal objetivo da agenda é ampliar a articulação política junto a autoridades norte-americanas e defender a narrativa de perseguição judicial contra integrantes do campo bolsonarista.
Eduardo estará acompanhado do jornalista Paulo Figueiredo, apontado como um dos principais articuladores da aproximação entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e lideranças conservadoras dos Estados Unidos.
Entre os compromissos previstos está um jantar, na noite desta segunda-feira, com cerca de 20 senadores republicanos. A expectativa é que o encontro seja utilizado para apresentar críticas ao Judiciário brasileiro e buscar apoio para iniciativas voltadas ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
Nos bastidores, aliados do ex-deputado avaliam que a condenação pode fortalecer o discurso adotado junto a parlamentares norte-americanos, que questionam decisões judiciais envolvendo figuras ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A agenda em Washington se estende até terça-feira (23). A última visita de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo à capital dos Estados Unidos ocorreu no fim de maio, quando acompanharam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em reuniões com Donald Trump e integrantes do governo norte-americano.