31 de julho de 2025
"A voz tá estranha"

Alex Escobar passa mal ao vivo na Globo e precisa ir ao hospital nos EUA

Repórter estava cobrindo a Copa do Mundo quando comentava sobre Neymar e começou a apresentar voz trêmula e confusão; colega de trabalho confirmou pico de pressão causado pelo calor

Por Redação
Publicado em
Alex Escobar passa mal ao vivo e é levado a hospital nos Estados Unidos - Foto: Reprodução

Foi uma cena que pegou todo mundo de surpresa. Nesta segunda-feira (22), Alex Escobar entrou ao vivo no programa Encontro, da Globo, para falar sobre a possível volta de Neymar à Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Só que, em pouco tempo, ficou claro que algo não estava bem.

A voz do repórter saiu trêmula. Ele demonstrou sinais de desatenção, precisou interromper a fala por alguns segundos e não conseguiu terminar a linha de raciocínio. Também não reagiu como o normal a uma pergunta mais leve de Patrícia Poeta sobre comida.

Quem estava assistindo notou na hora que tinha algo errado. Nas redes sociais, a preocupação tomou conta dos comentários. "O que aconteceu com o Escobar? Estranho, fiquei preocupado", escreveu uma pessoa. "Escobar está bem, gente? Achei ele estranho", comentou outra. Teve até quem pedisse: "Escobar não tava legal não. Globo, apaga isso aí."

Pouco depois, Alex foi levado ao hospital. Foi Fred Bruno, seu parceiro no Globo Esporte, quem trouxe a primeira explicação ao vivo, já tranquilizando o público: "Como vocês sabem, eu estou apresentando o Globo Esporte Brasil com o meu parceiro Escobar, mas hoje ele teve um pico de pressão, acabou não se sentindo muito bem, mas está tudo certo agora com ele."

O motivo do mal-estar, segundo Fred, foi o calor intenso que tem castigado os Estados Unidos, onde Escobar está fazendo a cobertura da Copa do Mundo. "Realmente o calor está brabo aqui nos Estados Unidos. Saudades de você já, Escobar. Um beijo, meu irmão", disse o apresentador, lamentando a ausência do colega na bancada.

Por causa do episódio, Alex precisou se afastar temporariamente da cobertura do Mundial.

Um ano de recuperação na voz

A preocupação com a saúde de Alex Escobar não é novidade este ano. Em março, ele passou por uma cirurgia para retirar pólipos das cordas vocais — lesões benignas, mas que incomodam bastante quem trabalha com a fala todos os dias, como é o caso dele.

O problema começou ainda no fim de 2025, e o jornalista precisou de acompanhamento fonoaudiológico só para conseguir trabalhar durante o Carnaval daquele ano. A cirurgia, inicialmente marcada para o início de março, teve que ser adiada porque ele pegou uma gripe; dias depois, finalmente foi realizada com sucesso.

Depois do procedimento, Escobar passou por um período de afastamento da Globo para se recuperar. Ele próprio tranquilizou os seguidores nas redes sociais, explicando que precisaria ficar uma semana sem falar antes de iniciar a reabilitação vocal com fonoaudiólogos — um processo que ele descreveu como gradual, mas com expectativa de recuperação plena da voz.