Central de Transplantes de Caruaru viabiliza doação de múltiplos órgãos no HRA
A captação reforça o papel fundamental da doação de órgãos na rede pública de saúde
Publicado em
Um gesto de solidariedade transformou a vida de pacientes que aguardavam por um transplante em Pernambuco. A Central de Transplantes Macrorregional Caruaru realizou, na madrugada do último domingo (7), uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.
Foram captados o coração, o fígado e os rins de um jovem de 21 anos que teve a morte encefálica confirmada. A doação foi autorizada pela família após o acolhimento e acompanhamento da equipe especializada da Central de Transplantes.
Após a captação, os órgãos foram encaminhados para o Recife, onde foram destinados a receptores compatíveis que aguardavam na fila por uma nova chance de vida.
De acordo com a legislação brasileira, a doação de órgãos só pode ocorrer após a confirmação da morte encefálica, seguindo protocolos rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina. O diagnóstico é realizado por médicos habilitados, por meio de avaliações clínicas e exames complementares, garantindo total segurança e transparência no processo.
A coordenadora da Central de Transplantes Macrorregional Caruaru, Raianne Monteiro, destacou a importância da conscientização sobre o tema e do diálogo entre familiares. “Conversar sobre o desejo de ser doador é uma das formas mais eficazes de ampliar as chances de que mais vidas sejam salvas por meio da doação de órgãos e tecidos”, ressaltou.
A captação reforça o papel fundamental da doação de órgãos na rede pública de saúde e evidencia como uma única decisão pode beneficiar diversas pessoas que aguardam por transplantes.