Lula diz que Brasil não abrirá mão da soberania sobre terras raras
Presidente afirmou que exploração de minerais críticos deve ocorrer no país e com participação da ciência brasileira.
Publicado em
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (18) que o Brasil não abrirá mão de sua soberania sobre a exploração de minerais críticos e terras raras existentes no território nacional.
Durante evento em Campinas (SP), o presidente destacou que o país pode receber parcerias internacionais para exploração desses recursos, desde que respeitada a soberania brasileira.
“Não temos preferência por ninguém. Pode vir chinês, alemão, francês, japonês, americano. Pode vir quem quiser, desde que tenham consciência de que o Brasil não abre mão de sua soberania”, afirmou.
Lula também ressaltou a importância da participação de pesquisadores brasileiros, especialmente do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, no desenvolvimento de estudos sobre os minerais estratégicos.
O discurso foi feito durante a inauguração de novas linhas de luz síncrotron do projeto Sirius, no CNPEM, estrutura considerada uma das mais avançadas do país para pesquisa científica.
Segundo o presidente, investimentos em ciência e tecnologia são essenciais para o desenvolvimento nacional e para o fortalecimento da soberania tecnológica.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também destacou que o avanço das novas estruturas representa um salto na capacidade científica do Brasil, reduzindo a dependência de laboratórios estrangeiros e ampliando a produção de conhecimento no país.