Onda de frio mais intensa do ano deve derrubar temperaturas no Brasil em maio
Massa de ar polar deve atingir ao menos quatro estados, com avanço previsto entre o Sul e o Sudeste ao longo do mês
Publicado em
Uma forte onda de frio deve atingir o Brasil ainda em maio, provocando queda acentuada nas temperaturas em diferentes regiões do país. De acordo com a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio mais intensa do ano até agora deve alcançar pelo menos quatro estados.
A previsão indica que o sistema começa a atuar no Rio Grande do Sul entre sexta-feira (8) e sábado (9). Na sequência, o ar polar deve avançar para Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 15 e 16 de maio.
Segundo dados do Climatempo, a massa de ar frio deve seguir uma trajetória continental, avançando pelo interior da América do Sul. Esse deslocamento será impulsionado pela formação de um ciclone extratropical na região leste da Argentina, próximo à fronteira com o Sul do Brasil.
O fenômeno deve intensificar a chegada do ar polar ao criar um corredor de ventos que favorece o avanço do sistema pelo continente.
Antes da mudança no clima, a previsão aponta para um período de calor acima da média no Sul do país ao longo da semana. A elevação das temperaturas deve ser seguida pela passagem de uma frente fria, com possibilidade de tempestades.
A expectativa é de que essa seja a primeira onda de frio mais intensa do ano, com potencial para registrar as menores temperaturas de 2026 até o momento.