Caminhão que explodiu na BR-101 transportava 51 mil litros de diesel
Vazamento de combustível mobiliza órgãos ambientais e mantém trecho da rodovia interditado entre São Miguel dos Campos e Campo Alegre
Publicado em
O caminhão-tanque que tombou e explodiu na manhã desta segunda-feira (22), na BR-101, entre São Miguel dos Campos e o distrito de Luziápolis, em Campo Alegre, transportava cerca de 51 mil litros de diesel S10. A informação foi confirmada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que acompanha a ocorrência junto a outros órgãos ambientais.
Além dos impactos provocados pela explosão e pela interdição da rodovia, o acidente passou a preocupar as autoridades devido ao risco de contaminação ambiental. Parte da carga vazada está escoando em direção ao Rio Jequiá, um dos principais cursos d’água da região.
Segundo o ICMBio, uma parcela do combustível está sendo consumida pelas chamas que atingiram o veículo após o tombamento, enquanto outra continua se espalhando pela área próxima ao local do acidente.
Diante da situação, equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram mobilizadas para atuar na contenção do vazamento e minimizar os danos ambientais.
Os órgãos realizam avaliações técnicas para identificar a extensão da contaminação e definir medidas emergenciais de proteção ao Rio Jequiá e aos ecossistemas da região.
De acordo com a PRF, o motorista do caminhão foi socorrido após o acidente, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. O veículo, do tipo bitrem, tombou no quilômetro 150,6 da BR-101. Uma das composições explodiu, enquanto a outra permanece no local sob monitoramento das equipes de emergência.
Por causa da ocorrência, a BR-101 segue totalmente interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação. A Polícia Rodoviária Federal orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas. Para quem segue de Alagoas em direção a Sergipe, o desvio recomendado passa por São Miguel dos Campos, Arapiraca e retorna à BR-101 em São Sebastião. O mesmo trajeto deve ser utilizado pelos condutores que trafegam no sentido contrário.
As autoridades continuam acompanhando a situação e novas informações devem ser divulgadas conforme avançam os trabalhos de contenção e avaliação dos impactos ambientais.