Por que Shakira é chamada de “Loba”? Entenda a origem do apelido que voltou a viralizar
Expressão surgiu com hit de 2009 e hoje simboliza força, independência e uma nova fase da cantora antes de show no Rio
Publicado em
Você sabe por que os fãs chamam Shakira de “loba”? O apelido voltou a dominar as redes sociais com a expectativa para o show da artista no Todo Mundo no Rio, que promete reunir milhares de pessoas na praia de Copacabana.
A origem do termo está diretamente ligada a um dos momentos mais marcantes da carreira da cantora — e ganhou novos significados ao longo dos anos.
O apelido surgiu em 2009, com o lançamento do álbum She Wolf. Na versão em espanhol, a música foi batizada de Loba e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos da artista.
Na letra, Shakira canta sobre libertação e desejo:
“Há uma loba no armário, abra e a liberte…”
A estética do clipe — com a cantora dançando em uma espécie de jaula — ajudou a consolidar a imagem da “loba” como símbolo de ousadia e liberdade.
Com o sucesso da música, os fãs passaram a adotar o termo como identidade. Até hoje, o fandom de Shakira é chamado de “alcateia”, reforçando a conexão com a metáfora criada pela artista.
Anos depois, o significado da “loba” ganhou ainda mais força após o fim do relacionamento da cantora com Gerard Piqué, em 2022.
Em meio a um término conturbado, Shakira transformou a experiência pessoal em música e reforçou a imagem de mulher forte e independente.
A persona retornou com força na música Bzrp Music Sessions #53, parceria com Bizarrap.
Na canção, recheada de indiretas, a cantora deixa claro o novo significado do apelido:
“Uma loba como eu não é pra novato…”
Desde então, o termo passou a representar não apenas uma fase artística, mas também uma postura de vida.