31 de julho de 2025

Casas Pernambucanas: quem administra a fortuna de Anita Harley, em coma há dez anos

Empresária permanece em leito de UTI no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, enquanto batalha judicial e familiar pela herança bilionária é investigada em série documental do Globoplay

Por Redação
Publicado em
Anita Harley, herdeira das Casas Pernambucanas. - Foto: Reprodução/Globo

Há dez anos, a empresária Anita Harley, herdeira das Casas Pernambucanas, permanece em coma após sofrer um AVC em 2016. Clinicamente viva, mas incapaz de se comunicar ou tomar decisões, ela está internada em um leito de UTI no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Enquanto isso, sua fortuna estimada em cerca de R$ 2 bilhões e o controle da holding que administra a rede de lojas seguem sob gestão profissionalizada, à margem das disputas judiciais e familiares que se arrastam há anos.

A complexa história de Anita Harley é o centro da série documental “O Testamento: O Segredo de Anita Harley”, lançada pelo Globoplay em 2026. A produção investiga a batalha pela herança e pela curatela da empresária, envolvendo suposta união estável, filhos afetivos e um testamento vital.

A série documental expõe o conflito entre três personagens principais:

  • Cristine Rodrigues: secretária de confiança de Anita, que cuidava da empresária e administrava sua rotina;
  • Sônia Soares (Suzuki): funcionária que vivia na mansão de Anita e obteve reconhecimento de união estável com a herdeira;
  • Arthur: filho de Sônia, que teve reconhecimento de filiação socioafetiva em relação a Anita.

A produção aborda a complexidade da curatela em casos de coma, a validade de documentos legais e as versões conflitantes sobre os últimos anos de vida da empresária. Mais do que uma disputa por dinheiro, a série revela camadas afetivas, segredos e motivações pessoais que tornam o caso único.

Enquanto as disputas judiciais correm em paralelo, a operação comercial das Casas Pernambucanas segue sob gestão profissionalizada. O controle da Arthur Lundgren Tecidos S.A., holding que comanda a varejista, é exercido por um conselho de administração que busca blindar a empresa dos conflitos familiares.

Em agosto de 2024, a companhia anunciou uma troca no comando executivo. Ricardo Doebeli, com passagens pela McKinsey e Galeazzi, assumiu o cargo de CEO no lugar de Marcelo Labuto, ex-Banco do Brasil, que permaneceu no posto por dez meses. O objetivo da nova gestão é acelerar as vendas, impulsionar a expansão digital e reverter prejuízos recentes.

Produzida pelo Núcleo de Documentários dos Estúdios Globo, “O Testamento: O Segredo de Anita Harley” tem cinco episódios disponíveis no Globoplay. A obra investiga os bastidores da disputa pela herança, com depoimentos, documentos e reconstituições que ajudam a entender o emaranhado jurídico e afetivo que envolve um dos maiores patrimônios do varejo brasileiro.