Ex-jogadora Formiga é nomeada diretora de Políticas do Futebol e Promoção do Feminino no Ministério do Esporte
A mudança, oficializada pela pasta, coloca a atleta na estrutura federal em substituição a outra ex-jogadora da seleção, Mariléia dos Santos, que ocupava o cargo desde 2024
Publicado em
A ex-jogadora Formiga, ícone do futebol feminino brasileiro, foi nomeada diretora de Políticas do Futebol e de Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte, vinculada à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. A mudança, oficializada pela pasta, coloca a atleta na estrutura federal em substituição a outra ex-jogadora da seleção, Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que ocupava o cargo desde 2024.
Formiga, de 47 anos, encerrou a carreira em 2022, após uma trajetória que incluiu passagens por São Paulo, Santos, Palmeiras, Paris Saint-Germain e sete Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, além de sete Olimpíadas – com medalhas de prata em Atenas 2004 e Pequim 2008. Antes da nomeação, ela atuava na Secretaria de Esportes e Juventude de Cotia (SP) e agora assume uma função estratégica para o desenvolvimento do esporte no país.
Entre as atribuições da diretoria estão incentivo às categorias de base, inclusão social, apoio a competições, articulação com federações e clubes e a promoção da igualdade de gênero no futebol. A nomeação reforça a aposta do Ministério em incluir atletas com experiência de campo na formulação de políticas públicas para o esporte.