31 de julho de 2025
E Agora?

Botafogo sofre transfer ban da Fifa em caso de Almada

Clube carioca não poderá contratar novos jogadores por causa da falta de pagamento por Thiago Almada

Por Redação
Publicado em
Dono da SAF botafoguense agora entra em apuros e crise pode ser perigosa para o alvinegro - Foto: Reprodução

Em atualização publicada na última terça-feira (30), a Fifa mostrou o Botafogo listado no transfer ban, compilado de equipes que recebem uma proibição de registros de atletas, a partir desta quarta-feira (31). O banimento é resultado de uma dívida com o Atlanta United, dos Estados Unidos, pela compra de Thiago Almada em 2024, e terá duração de três janelas de transferências.

A SAF de Textor foi condenada a pagar 21 milhões de dólares (R$ 114 milhões) ao Atlanta pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). A entidade é soberana e não cabe recurso.

Relembre o caso do Botafogo

O Atlanta, clube que disputa a Major League Soccer (MLS), moveu a ação após o não pagamento das parcelas de julho e setembro de 2024, quando Almada chegou ao Botafogo. Depois disso, o jogador argentino já ganhou a Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano, foi emprestado ao Lyon e, em seguida, vendido ao Atlético de Madrid.

Em um primeiro momento, o Botafogo contestou e recorreu junto à Fifa, alegando que teria de pagar somente os valores referentes aos meses em aberto no momento da ação. A quantia seria de cerca de R$ 32 milhões. Houve uma audiência em outubro e a decisão foi protocolada nesta terça-feira (9). A SAF se manifestou em nota oficial.

Segundo apurações, os dois clubes encaminharam um acordo para ampliar o prazo de pagamento. Este, no entanto, ainda não foi oficializado devido ao tempo no fim de ano para confirmação dos trâmites.