Sport inicia pré-temporada com apenas 12 jogadores e confirma uso do sub-20 no Estadual
Executivo de futebol Ítalo Rodrigues explicou a situação e confirmou que Leão iniciará o Pernambucano com a equipe sub-20, por tempo indeterminado
Publicado em
O Sport deu início à pré-temporada de 2026 de forma atípica. Dos mais de 30 atletas que possuem contrato para o próximo ano, apenas 12 se apresentaram na manhã desta segunda-feira, no CT José de Andrade Médicis, para o início dos trabalhos sob comando do técnico Roger Silva.
O cenário reflete um processo de readequação financeira vivido pelo clube. Em entrevista coletiva, o executivo de futebol Ítalo Rodrigues explicou a situação e confirmou que o Leão iniciará o Campeonato Pernambucano com a equipe sub-20, por tempo indeterminado.
— Sabe quantos atletas se apresentaram aqui hoje? Doze. Mas isso não é porque outros não vão se apresentar — afirmou o dirigente.
Ítalo detalhou que parte da ausência se deve a vínculos ainda em vigor com outros clubes.
— A gente está no dia 29. Gustavo Maia e Filipinho, por exemplo, estavam comigo no Criciúma. O contrato lá também é até o dia 31 deste mês, então eles não podem se apresentar aqui, assim como alguns outros — completou.
Jogadores apresentados
Os atletas que iniciaram a pré-temporada foram: os goleiros Adriano e Caíque França; o zagueiro Ramon Menezes; o lateral-direito Matheus Alexandre; os volantes Zé Lucas, Adriel, Pedro Martins, Luciano e Lucas André; além dos atacantes Barletta, Dieguinho e Zé Roberto.
A diretoria não detalhou, caso a caso, a situação dos jogadores que têm contrato com o clube, mas não se reapresentaram. No entanto, o portal apurou que o Sport não manterá os atletas estrangeiros no elenco: o zagueiro João Silva, o volante Sérgio Oliveira, o meia Rodrigo Atencio e o uruguaio Ignacio Ramírez.
Sem entrar em pormenores, Ítalo Rodrigues foi direto ao afirmar que o clube não possui condições financeiras de manter o elenco que encerrou a última temporada.
Estreia no Estadual
O Sport estreia no Campeonato Pernambucano no dia 10 de janeiro, contra o Jaguar, na Arena de Pernambuco. Para o confronto, o Rubro-Negro será representado pela equipe sub-20, agora comandada pelo técnico Alexandre Silva.
— Como eu falei anteriormente, se apresentaram 12 atletas. É impossível o Sport fazer o primeiro jogo no dia 10. Impossível. Não tem time. Vamos ser sinceros, não tem time. Então precisa, sim, ser do sub-20. Não é uma opção — afirmou Ítalo.
O dirigente reconheceu que o cenário está longe do ideal, mas reforçou a confiança no grupo de base.
— Não é o que eu gostaria. Eu gostaria de começar com um time forte. Não que o nosso sub-20 não seja forte, acredito que ele vai ser competitivo. Se o sub-20 vai fazer um jogo, dois, três, quatro, isso só o tempo vai dizer — concluiu.