Rubro-negro domina o futebol com 4 troféus e nono título do Brasileirão (ainda) é questionado
O rubro-negro se tornou o time do Brasil com mais títulos da Libertadores quando derrotou o Palmeiras por 1 a 0
Publicado em
O futebol masculino brasileiro teve como protagonista em 2025 o Flamengo. O rubro-negro carioca conquistou quatro troféus nesse ano: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro. As premiações levaram o Flamengo ao tetracampeonato da Libertadores, e ao eneacampeonato do Brasileirão.
Relembrando: em 29 de novembro, o rubro-negro se tornou o time do Brasil com mais títulos da Libertadores quando derrotou o Palmeiras por 1 a 0 em Lima, no Peru. O gol da vitória partiu da cabeçada de Danilo, que mandou a bola no canto direito e fez gol.
Quatro dias depois, o atacante Samuel Lino marcou o gol da vitória do Flamengo contra o Ceará no Maracanã, e garantiu o nono título do Campeonato Brasileiro ao clube da Gávea. Aqui, vem a polêmica: a conquista do Brasileirão no ano de 1987 ainda é questionada, e há quem defenda que o campeão daquele ano é o Sport do Recife.
Há cerca de 2 anos, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, negou o recurso da Confederação Brasileira de Futebol e manteve o Sport Clube Recife como único campeão do Brasileiro de 1987. Na decisão, Dino entendeu que o recurso extraordinário usado pela CBF não pode fazer o reexame da decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife, Pernambuco), que reconheceu o clube pernambucano como único campeão.
O título do Brasileirão daquele ano sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verde e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verde, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport. Em 2011, a CBF declarou o Flamengo também campeão de 1987, mas a decisão foi derrubada pela Justiça do Rio de Janeiro e de Pernambuco.