Da era Pituxita à reinvenção: ex-paquita Ana Paula Almeida se torna palestrante motivacional
Aos 48 anos, empresária e estudante de Biomedicina compartilha trajetória de superação de obesidade, fim de casamento abusivo e reconciliação com o passado na TV
Publicado em
Conhecida por toda uma geração como a inesquecível Pituxita Bonequinha do “Xou da Xuxa”, Ana Paula Almeida, hoje com 48 anos, está se preparando para uma nova missão: a de palestrante motivacional. A ex-paquita, que retornou ao holofote após participar do documentário “Pra sempre paquitas”, do Globoplay, quer agora inspirar o público com sua história marcada por reinvenção e resiliência.
A ideia de palestrar surgiu organicamente, impulsionada pelas inúmeras mensagens que recebe em suas redes sociais. "As pessoas me perguntam muito sobre minha trajetória, meu lado empreendedor", conta. Ana Paula credita sua força a uma postura otimista, cultivada mesmo nos períodos mais desafiadores. Sua fé evangélica – ela já atuou como missionária – é um pilar fundamental, uma herança de um voto religioso que sua mãe fez durante a gravidez, quando um médico alertou sobre um possível problema de má formação.
Atualmente dividindo sua vida entre o Rio de Janeiro e Santos, onde mora seu marido, o empresário Daniel de Silos, Ana Paula mantém seus seguidores atualizados sobre sua rotina multifacetada: a convivência com o filho Davi, de 19 anos; a faculdade de Biomedicina que está cursando; e sua recente jornada de emagrecimento, com 14 quilos perdidos em dois meses. Seus métodos incluem dieta, exercícios e o uso de "canetas emagrecedoras", e ela planeja lançar um ebook com receitas no próximo ano.
Sua relação com a balança sempre foi intensa. Ana Paula revela que já chegou a pesar 100 quilos, um reflexo de como costuma "descontar as emoções na comida", especialmente no chocolate. Momentos críticos, como a perda da mãe e o fim de um casamento abusivo em 2013, provocaram grandes oscilações de peso. Em 2015, sua luta foi tema do reality show "Além do Peso", da Record, onde saiu pesando 80 kg, embora depois tenha voltado a engordar.
Além dos desafios pessoais, Ana Paula também fala abertamente sobre transições profissionais doloridas, como a saída da TV Globo – onde trabalhou como assistente de direção – e o rompimento público com Xuxa em 2019. Sobre a decisão de deixar a emissora para se dedicar ao casamento, ela hoje assume o arrependimento. Embora tenha reatado a comunicação com a rainha dos baixinhos, afirma que a relação não é mais a mesma. Outro capítulo de sua vida que chama atenção foi o noivado com o ex-jogador Romário, cancelado 20 dias antes da cerimônia, um episódio que, segundo ela, terminou com respeito mútuo e manteve seus laços com a família do atleta.