Bois Vingador e Axé são os campeões do 32º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió
Evento, realizado pela FMAC e Liga de Bois, celebrou a cultura popular por dois dias com apresentações sobre fé, tradição e histórias do povo
Publicado em
A 32ª edição do Festival Municipal de Bumba Meu Boi chegou ao fim consagrando os bois Vingador e Axé como os grandes campeões do Grupo Especial. O evento, uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com a Liga de Bumba Meu Boi de Alagoas, reuniu cores, sons e histórias que fortalecem uma das mais ricas tradições culturais de Maceió.
Ao longo de dois dias, o festival transformou-se em um palco de integração, levando famílias, turistas e amantes da cultura a uma imersão em apresentações que celebram a memória e a criatividade dos grupos.
Confira os campeões do Grupo Especial:
1º Lugar (Campeão): Bois Vingador e Axé (empatados)
2º Lugar: Bumbá Alagoano
3º Lugar: Boi Dragão
Os campeões Vingador e Axé gabaritaram todos os quesitos da disputa com apresentações que homenagearam a fé em São Jorge e Ogum e fizeram uma releitura do clássico "Auto da Compadecida". Com a vitória, eles também levaram os prêmios de Melhor Vaqueiro, Melhor Evolução, Melhor Bateria e Melhor Entoada.
No Grupo de Acesso, o Boi Tigre foi o grande campeão, apresentando uma narrativa sobre a luta e a fé do povo sertanejo contra a seca. A segunda colocação ficou com o Boi Fênix, que homenageou o mestre Chau do Pife, e o terceiro lugar foi do Treme Terra, que destacou a fé no Nordeste. O Boi Fênix também foi premiado nas categorias de Melhor Vaqueiro, Evolução, Bateria e Entoada.