31 de julho de 2025
Em Alagoas

Após meses de reabilitação, tartaruga resgatada retorna ao mar em Maceió

Animal havia sido encontrado debilitado em Carro Quebrado e recebeu cuidados intensivos antes da reintrodução

Por Redação
Publicado em
Tartaruga-verde tinha sido resgatada em fevereiro na praia de Carro Quebrado - Foto: Instituto Biota

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), resgatada em fevereiro na praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, debilitada e com pneumonia crônica, foi reintroduzida nesta terça-feira (7) ao mar na praia de Guaxuma, no litoral norte de Maceió.

O animal retomou seu caminho no oceano após meses de tratamento intensivo no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do Instituto Biota.

O resgate aconteceu quando a tartaruga apresentava sinais de afogamento e um quadro grave de pneumonia. Encaminhada ao CRAM, ela recebeu cuidados veterinários completos, incluindo exames detalhados, monitoramento clínico constante e tratamento medicamentoso, realizados em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Ibama.

Durante a reabilitação, foi necessário realizar um procedimento de esofagostomia, conduzido pelo veterinário André Brum e custeado por Roberto Klabin. A intervenção permitiu a alimentação assistida por sonda até a completa recuperação do animal.

Com a melhora clínica e o fortalecimento do organismo, a tartaruga foi devolvida ao seu habitat natural na praia de Guaxuma. O retorno ao mar reforça a importância do trabalho de conservação marinha em Alagoas e a preservação de espécies ameaçadas.

Galeria de Fotos