31 de julho de 2025
declaração

Alckmin diz que governo está "otimista" com reunião entre Lula e Trump sobre tarifas

Vice-presidente destacou que "conversas vêm de alguns meses" e citou a recente isenção tarifária para celulose e ferro-níquel como um sinal positivo

Por Redação
Publicado em
Vice-presidente destacou que "conversas vêm de alguns meses" e citou a recente isenção tarifária para celulose e ferro-níquel como um sinal positivo - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que o governo brasileiro está "otimista" com a futura reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas impostas aos produtos brasileiros. Em entrevista à CBN Vale, Alckmin destacou que "conversas vêm de alguns meses" e citou a recente isenção tarifária para celulose e ferro-níquel como um sinal positivo.

A data e o formato do encontro ainda não foram definidos, segundo o vice-presidente, que ressaltou: "Nós temos 201 anos de parceria e amizade com os EUA". Alckmin avaliou que o Brasil leva "bons argumentos" para a negociação, lembrando que os Estados Unidos mantêm superávit comercial com o país e que as exportações americanas para o Brasil cresceram 11% este ano.

As tratativas para o encontro foram reveladas por Trump após seu discurso na Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (23), quando mencionou um breve encontro com Lula e que concordaram em se reunir "na próxima semana". Lula, por sua vez, classificou o contato como uma "surpresa boa" e disse acreditar que "pintou uma química" entre ambos.