31 de julho de 2025
Programa

Ministério da Saúde anuncia novos médicos e unidades de saúde em Pernambuco

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias

Publicado em
O Ministério da Saúde anuncia mais médicos e unidades de saúde - Foto: Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou que Pernambuco receberá 57 novas unidades de saúde para ampliar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio ocorreu na sexta-feira (26), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife, e prevê a liberação de R$ 136 milhões para obras em 50 municípios do estado.

Além das unidades, o programa trará 10 novos médicos especialistas que atuarão em três cidades pernambucanas. A rede pública também será ampliada com dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), duas Policlínicas e 53 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com recursos do PAC Seleções 2025.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. “A expansão imediata dos serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada, vem acompanhada de mais investimentos em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde, garantindo mais atendimento à população”, afirmou.

O evento em Recife também recebeu os novos profissionais. Rodrigo Cariri, diretor de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, destacou que o programa reforça a atenção especializada em regiões afastadas. “Com o Mais Médicos Especialistas, estamos acolhendo profissionais altamente qualificados, como anestesistas que atuarão em Palmares e outros municípios”, disse.

Fernando Figueira, diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, classificou a iniciativa como uma “revolução na saúde pública”. Ele ressaltou que o programa reúne dez eixos integrados, que vão desde melhorias na infraestrutura até a qualificação profissional, prometendo reduzir o tempo de espera e ampliar a qualidade dos serviços à população.

Além de Pernambuco, o programa Agora Tem Especialistas também beneficia a rede pública de saúde em 23 outros estados, incluindo Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.