31 de julho de 2025
SERGIPE

Homem invade igreja e destrói imagens sacras após suposto surto em Sergipe

Suspeito foi preso após ameaçar fiéis durante a invasão; programação religiosa foi suspensa até sábado

Por Redação
Publicado em
Suspeito foi preso após ameaçar fiéis durante a invasão; programação religiosa foi suspensa até sábado - Foto:

Um homem, que segundo as autoridades apresenta transtornos mentais, invadiu a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, no município de Monte Alegre, em Sergipe, e provocou danos ao patrimônio religioso na quinta-feira (25). Apesar da destruição, nenhum fiel ficou ferido. O episódio aconteceu logo após o encerramento das festividades juninas da cidade.

De acordo com nota divulgada pela paróquia, o invasor destruiu imagens sacras, danificou o ambão localizado no presbitério e derrubou um ostensório que estava sobre o altar. Pessoas que acompanhavam as atividades religiosas conseguiram deixar o local sem sofrer ferimentos.

Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), durante a ação o suspeito ameaçou quem tentou contê-lo, afirmando que estava armado e que atiraria contra qualquer pessoa que se aproximasse. Ele foi localizado e preso em flagrante pouco tempo depois.

O delegado Artur Herbas informou que o homem possui antecedentes criminais e já havia sido submetido a uma medida de internação por causa do quadro de saúde mental. Em 2024, ele foi preso em flagrante por roubo majorado e, posteriormente, encaminhado para tratamento. Em fevereiro deste ano, recebeu liberdade para dar continuidade ao acompanhamento médico.

O suspeito permanece à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia, ocasião em que poderá ser analisada a necessidade de uma nova internação.

Em razão dos danos causados ao templo, a programação da Igreja Matriz foi suspensa até este sábado (27). Em comunicado, a comunidade religiosa informou que permanece em oração e pediu serenidade diante do ocorrido.