ASA busca superar retrospecto negativo fora de casa para continuar sonhando com o acesso
Após empate no primeiro duelo, Alvinegro decide vaga diante do Sergipe, em Aracaju, neste sábado
Publicado em
O ASA terá um desafio importante neste sábado (27), às 17h, quando enfrenta o Sergipe, no Estádio Batistão, em Aracaju, pelo jogo de volta dos 32 avos de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois do empate por 1 a 1 em Arapiraca, a disputa pela vaga segue indefinida e quem vencer avança à próxima fase.
Além da classificação, o confronto representa a oportunidade de o Alvinegro encerrar um incômodo retrospecto que acompanha o clube desde a queda para a Série D, em 2018: nunca conseguiu avançar em um mata-mata decidindo a vaga longe de Arapiraca.
Retrospecto desfavorável
Desde que passou a disputar a quarta divisão nacional, o ASA esteve em nove confrontos eliminatórios. Em quatro oportunidades conquistou a classificação, enquanto foi eliminado cinco vezes.
Um detalhe chama atenção: todas as vezes em que seguiu adiante, a partida decisiva aconteceu no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. Já nas ocasiões em que precisou decidir como visitante, acabou ficando pelo caminho.
Entre as eliminações mais lembradas pelos torcedores está a de 2019. Depois de vencer o Itabaiana por 2 a 0 em casa, o Fantasma sofreu uma derrota por 4 a 1 em Sergipe e foi eliminado. Também pesam na memória recente as quedas para o Nacional de Patos, em 2023, e para o Treze, em 2024.
Objetivo é manter vivo o sonho
A eliminação mais frustrante ocorreu em 2022. Após uma campanha consistente, o ASA chegou ao confronto que valia o acesso à Série C, mas foi derrotado pelo Pouso Alegre por 2 a 0 em Arapiraca e voltou a perder por 1 a 0 na partida de volta, adiando mais uma vez o retorno à terceira divisão.
Os números como visitante nesta Série D também não são favoráveis. Em cinco partidas fora de casa, o clube conquistou apenas uma vitória, além de dois empates e duas derrotas, alcançando aproveitamento de 33,3%.
Agora, diante do Sergipe, o ASA tenta transformar o cenário. Uma vitória no Batistão representa o fim do tabu e mantém o clube na disputa pelo acesso. Em caso de eliminação, a temporada alvinegra será encerrada.