31 de julho de 2025
SÉRIE D

ASA busca superar retrospecto negativo fora de casa para continuar sonhando com o acesso

Após empate no primeiro duelo, Alvinegro decide vaga diante do Sergipe, em Aracaju, neste sábado

Por Redação
Publicado em
Após empate no primeiro duelo, Alvinegro decide vaga diante do Sergipe, em Aracaju, neste sábado - Foto:

O ASA terá um desafio importante neste sábado (27), às 17h, quando enfrenta o Sergipe, no Estádio Batistão, em Aracaju, pelo jogo de volta dos 32 avos de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois do empate por 1 a 1 em Arapiraca, a disputa pela vaga segue indefinida e quem vencer avança à próxima fase.

Além da classificação, o confronto representa a oportunidade de o Alvinegro encerrar um incômodo retrospecto que acompanha o clube desde a queda para a Série D, em 2018: nunca conseguiu avançar em um mata-mata decidindo a vaga longe de Arapiraca.

Retrospecto desfavorável

Desde que passou a disputar a quarta divisão nacional, o ASA esteve em nove confrontos eliminatórios. Em quatro oportunidades conquistou a classificação, enquanto foi eliminado cinco vezes.

Um detalhe chama atenção: todas as vezes em que seguiu adiante, a partida decisiva aconteceu no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. Já nas ocasiões em que precisou decidir como visitante, acabou ficando pelo caminho.

Entre as eliminações mais lembradas pelos torcedores está a de 2019. Depois de vencer o Itabaiana por 2 a 0 em casa, o Fantasma sofreu uma derrota por 4 a 1 em Sergipe e foi eliminado. Também pesam na memória recente as quedas para o Nacional de Patos, em 2023, e para o Treze, em 2024.

Objetivo é manter vivo o sonho

A eliminação mais frustrante ocorreu em 2022. Após uma campanha consistente, o ASA chegou ao confronto que valia o acesso à Série C, mas foi derrotado pelo Pouso Alegre por 2 a 0 em Arapiraca e voltou a perder por 1 a 0 na partida de volta, adiando mais uma vez o retorno à terceira divisão.

Os números como visitante nesta Série D também não são favoráveis. Em cinco partidas fora de casa, o clube conquistou apenas uma vitória, além de dois empates e duas derrotas, alcançando aproveitamento de 33,3%.

Agora, diante do Sergipe, o ASA tenta transformar o cenário. Uma vitória no Batistão representa o fim do tabu e mantém o clube na disputa pelo acesso. Em caso de eliminação, a temporada alvinegra será encerrada.