Pernambuco dobra capacidade de armazenamento de vacinas com nova Central da Rede de Frio
Governo do Estado investiu mais de R$ 6,1 milhões na ampliação da estrutura responsável pela distribuição de imunizantes aos 184 municípios e Fernando de Noronha.
Publicado em
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estrutura estratégica responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a obra dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e reforça a estrutura da rede estadual de vacinação.
Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora destacou o esforço da administração para recuperar a estrutura encontrada em condições precárias. Segundo Raquel Lyra, a reforma transformou um espaço antes insalubre em um ambiente moderno, capaz de garantir cobertura vacinal adequada para a população.
Entre as melhorias estão a construção de uma nova câmara de resfriamento, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais, consolidando a unidade como principal centro de conservação e distribuição de vacinas do Estado.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários. Ela enfatizou que o equipamento agora atende às normas técnicas e dispõe de auditório para capacitação e treinamento das equipes de saúde.
Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas às Gerências Regionais de Saúde (Geres), que posteriormente abastecem todos os municípios pernambucanos.