Governo teme desgaste eleitoral com devolução de celulares recuperados pelo programa Celular Seguro
Presidente lança nova fase do Programa em São Paulo, nesta terça-feira (23)
Publicado em
Uma iniciativa do Governo Federal criada para combater roubos e furtos de celulares tem provocado preocupação dentro do Palácio do Planalto por um motivo inesperado: o possível impacto negativo na imagem da gestão durante o processo de recuperação dos aparelhos.
O receio está relacionado ao programa Celular Seguro, lançado para dificultar o uso de dispositivos roubados e facilitar a identificação de aparelhos com registro de furto ou roubo. Integrantes do governo avaliam que a devolução dos celulares aos proprietários legítimos pode gerar desgaste político ao expor pessoas que adquiriram os aparelhos de boa-fé e acabam sendo convocadas pelas autoridades para prestar esclarecimentos.
Nos bastidores, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que parte da população pode associar a recuperação dos celulares a uma ação punitiva do governo, especialmente nos casos em que o atual portador do aparelho afirma desconhecer a origem ilícita do produto.
O programa funciona por meio do cruzamento de dados dos aparelhos cadastrados como roubados ou furtados. Quando um celular com restrição é identificado em uso, o ocupante é notificado para apresentar explicações e devolver o equipamento, que posteriormente é restituído ao verdadeiro dono.
Apesar das preocupações políticas, integrantes da área de segurança pública defendem a continuidade da iniciativa. O argumento é que o programa contribui para reduzir o mercado ilegal de celulares e desestimular a prática de roubos, uma vez que dificulta a revenda dos aparelhos.
A avaliação dentro do governo é que será necessário ampliar a comunicação sobre o funcionamento do sistema para evitar interpretações equivocadas e reforçar que o foco da ação é recuperar bens das vítimas e enfraquecer organizações criminosas que atuam nesse tipo de crime.
O Celular Seguro é uma das principais apostas do Ministério da Justiça para o enfrentamento aos roubos de smartphones, um dos delitos que mais afetam a população brasileira.