31 de julho de 2025
COMBUSTÍVEIS

Governo deve aprovar aumento da mistura de etanol na gasolina para 32% nesta quarta-feira (24)

avaliação do Executivo é de que a maior participação do etanol pode contribuir para ampliar a segurança energética do país

Por Redação
Publicado em
Expectativa é que a mudança seja aprovada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE - Foto:

O governo federal deve oficializar nesta quarta-feira (24) a ampliação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, elevando o percentual dos atuais 30% para 32%. A medida, conhecida como E32, faz parte da estratégia para ampliar o uso de biocombustíveis no país e reduzir a dependência da gasolina de origem fóssil.

A expectativa é que a mudança seja aprovada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável por definir diretrizes para o setor energético brasileiro.

Segundo integrantes do governo, a adoção do novo percentual foi precedida por estudos técnicos que avaliaram os impactos da alteração sobre o desempenho dos veículos e sobre o abastecimento do mercado nacional.

Além do incentivo à cadeia sucroenergética, a proposta também busca fortalecer a produção nacional de combustíveis renováveis e diminuir a necessidade de importação de gasolina. A avaliação do Executivo é de que a maior participação do etanol pode contribuir para ampliar a segurança energética do país.

Caso seja confirmada pelo CNPE, a medida passará a integrar a política nacional de combustíveis, exigindo que a gasolina comercializada nos postos passe a conter 32% de etanol anidro em sua composição.

O governo também argumenta que o aumento da mistura acompanha a capacidade de expansão da produção de etanol no Brasil e está alinhado às metas de descarbonização e transição para uma matriz energética com menor emissão de gases de efeito estufa.