Alagoas registra 37 homicídios de idosos em 2025, diz relatório da OAB
Levantamento revela maior concentração de crimes no interior e alerta para avanço da violência fora da capital
Publicado em
Alagoas registrou 37 homicídios de pessoas idosas em 2025, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (9) pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão Especial da Pessoa Idosa. Os dados apontam que este é o maior número desde o início da série histórica, em 2021.
De acordo com o levantamento, cerca de 80% dos crimes ocorreram em municípios do interior do estado. Apenas oito casos foram registrados em Maceió, enquanto 29 aconteceram fora da capital.
Entre as vítimas, 34 eram homens e três eram mulheres. A principal forma de execução foi por arma de fogo, responsável por 21 homicídios. Também foram registrados 14 casos com armas brancas ou instrumentos contundentes, além de um caso de espancamento e um de asfixia.
No acumulado dos últimos cinco anos, o estado contabiliza 167 homicídios contra idosos. A OAB/AL afirma que os números reforçam um padrão de violência persistente e com maior incidência em áreas rurais e povoados.
O presidente da Comissão Especial da Pessoa Idosa, Gilberto Irineu, destacou a necessidade de reforço da segurança pública no interior. Segundo ele, a ausência do Estado em regiões mais afastadas contribui para a vulnerabilidade da população idosa.
“O que nós percebemos é que é necessário mais políticas públicas do Estado de Alagoas e também dos municípios, especialmente na área da segurança, nos povoados e sítios onde ocorre a maior incidência”, afirmou.
A entidade também alertou para a gravidade dos casos, citando ocorrências que envolvem até familiares das vítimas, além do uso de diferentes tipos de violência.
A OAB informou ainda que encaminhará ofícios ao Ministério Público e à Secretaria de Segurança Pública para acompanhar as investigações e cobrar respostas sobre a apuração dos crimes. O relatório foi apresentado em coletiva na sede da instituição, em Maceió, dentro da programação do Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra pessoas idosas.