31 de julho de 2025
Alívio no bolso

Conta de luz em Alagoas não terá cobrança extra em março; entenda

A bandeira tarifária verde permanece, dispensando custos adicionais na conta dos consumidores

Por Redação
Publicado em
Conta de energia - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os alagoanos não pagarão valores extras na conta de energia elétrica em março. O aumento das chuvas e a elevação do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas garantem a manutenção da bandeira tarifária verde, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica o custo real da energia elétrica, levando em conta fatores como a disponibilidade de água nos reservatórios, o uso de fontes renováveis e o acionamento de usinas termelétricas.

Em fevereiro, os reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiram 70% de capacidade — 7% a mais do que no mesmo período de 2024 — reforçando a continuidade da bandeira verde.

Mesmo com a estabilidade na tarifa, a ANEEL alerta para a importância do uso consciente da energia, que contribui para a sustentabilidade do setor e evita desperdícios.