Prefeito de Piranhas assina decreto de Situação de Emergência nesta segunda (2) após chuvas históricas
Documento será formalizado com apoio da Defesa Civil estadual e viabiliza busca por recursos federais para reconstrução; uma mulher morreu e um homem segue desaparecido
Publicado em
O prefeito de Piranhas, Tiago Freitas (MDB), deve assinar nesta segunda-feira (2) o decreto de Situação de Emergência no município, em razão dos estragos provocados pelas chuvas históricas que atingiram a região nos dias 27 e 28 de fevereiro. O anúncio foi feito neste domingo (1º) após reunião com representantes da Defesa Civil estadual e municipal para fechar os dados do Formulário de Informações de Desastres (Fide).
O volume de chuva registrado em Piranhas chegou a 84,4 milímetros em menos de 24 horas, mais que o dobro da média histórica de 40 mm esperada para todo o mês de fevereiro. O temporal causou alagamentos generalizados, destruição no Centro Histórico — área mais afetada — e o rompimento da ponte que liga o município alagoano a Canindé do São Francisco (SE).
A tragédia deixou uma vítima fatal: Solange Lima da Silva, de 40 anos, foi encontrada morta dentro do carro arrastado pela correnteza. O marido dela, Elian Caetano Torres, de 44 anos, segue desaparecido. As buscas foram retomadas na manhã deste domingo pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), com apoio do Grupamento Aéreo, mas até o início da noite ele não havia sido localizado.
O que muda com o decreto
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, a assinatura do decreto é o primeiro passo para que o município possa solicitar recursos estaduais e federais. "A situação de emergência facilita a busca por recursos estaduais e federais, bem como as compras emergenciais para restabelecer a ordem e fazer com que o município volte à normalidade o mais breve possível", explicou.
Assinado o decreto, a Defesa Civil estadual protocolará o pedido de reconhecimento da situação de emergência junto ao Governo Federal. Com o aval da União, Piranhas poderá acessar verbas para reconstrução de vias, recuperação de moradias e ações de assistência às famílias atingidas.
Ações emergenciais e reconstrução
Enquanto aguarda os trâmites legais, a Prefeitura de Piranhas mantém equipes mobilizadas na limpeza urbana, desobstrução de vias e ordenamento do trânsito. Cerca de 20 pessoas estão desabrigadas e foram acolhidas no Centro Municipal de Convivência.
Paralelamente, o município já articula com o Governo do Estado a elaboração de um projeto de drenagem para solucionar de forma definitiva os problemas históricos de alagamento. "Estamos buscando, junto ao Governo do Estado, a possibilidade de elaborar um projeto de drenagem que resolva de forma definitiva, e não apenas paliativa, esse problema que é estrutural no município", afirmou o prefeito Tiago Freitas.
Nesta segunda-feira (2), representantes do Governo de Alagoas — incluindo o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mosart Amaral, e o diretor-presidente do DER, Iran Menezes — estarão em Piranhas para visita técnica e anúncio das primeiras medidas de reconstrução.