31 de julho de 2025
ALAGOAS

Piranhas e Delmiro Gouveia seguem em força-tarefa para recuperar estragos das chuvas

Prefeituras atuam na limpeza urbana, desobstrução de vias e assistência às famílias; rodovia entre Piranhas e Canindé segue comprometida, mas passagem controlada de veículos leves foi autorizada

Por Redação
Publicado em
Trânsito parcial fou liberado em ponte da Chesf - Foto: Reprodução

As prefeituras de Piranhas e Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, intensificaram neste domingo (1º) as ações emergenciais para minimizar os impactos das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Equipes seguem mobilizadas em diversas frentes de trabalho, com foco na desobstrução de vias, limpeza urbana e medidas preventivas em áreas de risco.

Piranhas: articulação com órgãos estaduais e federais

Em Piranhas, a gestão municipal atua na retirada de lama e entulhos das ruas, além da poda de árvores de maior porte situadas em encostas e próximas a residências. O secretário municipal de Governo, João Paulo, destacou a mobilização integrada: "Desde as primeiras horas após as fortes chuvas, a Prefeitura está mobilizada em diversas frentes de trabalho para minimizar os impactos e garantir assistência à população atingida. Nossas equipes atuam de forma integrada, com o apoio das secretarias municipais, da Defesa Civil, dos governos estadual e federal, da Chesf e de demais parceiros."

O prefeito Tiago Freitas (MDB) acompanha de perto as ações e determinou o envolvimento direto de toda a estrutura administrativa. Segundo ele, o município mantém articulação permanente com órgãos estaduais e federais. "Recebemos nesse sábado (28) em Piranhas o secretário estadual de Transportes, Mozart Amaral, e o diretor do DER, Iran Menezes, que acompanharam de perto toda a situação. Ficou pactuado que, a partir desta segunda-feira (2), com a previsão de cessação do risco iminente de chuvas, poderemos iniciar os trabalhos de recomposição das áreas afetadas. A expectativa é de que, até o final da semana, as condições estejam normalizadas", afirmou.

Trânsito parcial liberado na divisa com Sergipe

Em razão do deslizamento de uma barreira, a ligação rodoviária entre Piranhas e Canindé de São Francisco (SE) segue parcialmente comprometida. Como medida emergencial, a gestão municipal articulou, junto à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), uma alternativa provisória. Está autorizado o tráfego de veículos leves (de passeio) e motocicletas sobre a área da hidrelétrica, no trecho afetado, das 7h às 17h, atendendo às normas de segurança. Veículos oficiais não possuem restrição de horário, considerando a necessidade de manutenção dos serviços essenciais.

"Conseguimos, junto à Chesf, viabilizar de forma limitada o tráfego no local, permitindo a passagem de carros pequenos e motos. É uma medida emergencial, necessária neste momento, enquanto trabalhamos para restabelecer completamente a trafegabilidade entre os dois municípios", explicou o prefeito.

Delmiro Gouveia: limpeza de canais e recuperação de acessos rurais

Em Delmiro Gouveia, a força-tarefa seguiu em ritmo acelerado durante todo o domingo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura mobilizou equipes em regime de plantão para atuar em frentes simultâneas, priorizando a limpeza urbana, a drenagem e a mobilidade nas áreas mais atingidas pelo volume atípico de chuva — que em poucos dias superou a metade da média anual prevista para o município.

Um dos focos principais foi a limpeza de todos os canais pluviais da cidade, trabalho fundamental para garantir o escoamento correto das águas e prevenir novos alagamentos. Paralelamente, as equipes realizaram o recolhimento intensivo de entulhos e sedimentos arrastados para as vias públicas.

Na zona rural, a prefeitura realizou uma intervenção emergencial em um dos acessos ao Distrito Lagoinha, que estava com a trafegabilidade prejudicada. Por meio de um trabalho paliativo, servidores e maquinários conseguiram restabelecer a passagem de veículos de forma provisória, garantindo que a comunidade não permaneça isolada.

Recomendações

As prefeituras reforçam que seguem monitorando as áreas de risco por meio da Defesa Civil e orientam a população a respeitar as recomendações de segurança, evitando locais com possibilidade de deslizamentos ou alagamentos. Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Leia também