31 de julho de 2025
Gramado Estressado

Sobrecarga: maratona de jogos gera preocupação sobre o gramado da Arena Pernambucano

Estádio recebe nova sequência de jogos em poucos dias e levanta preocupação sobre a qualidade do campo para o restante da temporada

Por Raphael Medeiros
Publicado em
Arena recebeu 6 dos 12 jogos até o momento do Estadual - Foto: Foto: (Rafael Vieira/DP)

Arena de Pernambuco segue como o estádio mais acionado neste início de Campeonato Pernambucano. Entre esta quarta e quinta-feira, o local receberá mais três partidas do Estadual, cenário que reforça o debate sobre o desgaste do gramado e os impactos técnicos ao longo da competição.

Na quarta-feira, às 16h, o Vitória das Tabocas enfrenta o Maguary. Sem poder atuar no Carneirão e com o Lacerdão em reformas, o Tricolor das Tabocas volta a mandar jogo na Arena — o duelo contra o Jaguar, pela segunda rodada, já havia sido disputado no estádio.

Mais tarde, às 21h30, a Arena recebe Retrô e Santa Cruz, confronto entre dois clubes que adotaram o estádio como casa na temporada 2026. A sequência será encerrada na quinta-feira, às 20h, com Jaguar x Náutico, novamente em São Lourenço da Mata.

Apesar de localizada em São Lourenço da Mata, a Arena de Pernambuco é utilizada por quatro dos oito clubes do Estadual — Santa Cruz, Retrô, Jaguar e Vitória das Tabocas — todos sediados em outras cidades. O cenário evidencia a dependência estrutural do campeonato em relação ao estádio e aumenta a carga de jogos concentrados em curto espaço de tempo.

O Decisão também chegou a mandar uma partida na Arena, diante do Náutico, após ser impedido de atuar no Estádio José Dionísio do Carmo, em Goiana. Na rodada seguinte, porém, conseguiu jogar em sua cidade sede, ainda sem presença de público.

Até o momento, a Arena já recebeu seis das 12 partidas disputadas no Pernambucano — metade dos jogos do campeonato. O Maguary é o único clube que ainda não atuou no local.

Com a sequência intensa logo no início da competição, cresce a preocupação de clubes e comissões técnicas quanto à preservação do gramado. O temor é que o desgaste precoce comprometa a qualidade do campo nas fases decisivas do Estadual, afetando diretamente o desempenho técnico das equipes e a integridade física dos atletas.