31 de julho de 2025
Maestro do Mengão

Arrascaeta desbanca Messi e é eleito o Rei da América após ano 'mágico' com o Flamengo

Craque uruguaio recebeu 179 votos, enquanto o argentino foi escolhido por 39 dos jornalistas envolvidos nas votações

Por Redação
Publicado em
Uruguaio viveu ano mágico com a camisa do Flamengo - Foto: Jan Kruger - FIFA/FIFA via Getty Images

Depois de bater na trave em outras duas oportunidades, Arrascaeta enfim foi eleito o Rei da América, prêmio organizado pelo jornal El País, que coroa o melhor jogador sul-americano da temporada. E o uruguaio do Flamengo desbancou ninguém menos que Lionel Messi.

A votação é realizada por votos de 250 jornalistas de todo o continente e somente atletas sul-americanos em atividade por clubes ou seleções sul-americanas podem concorrer ao prêmio.

Arrascaeta recebeu 179 votos (67,8%) e superou Messi com boa vantagem - o argentino foi escolhido por 39 jornalistas (14,8%). Além do camisa 10 do Inter Miami, o meia do Flamengo também concorreu com o atacante argentino Adrián Martínez, campeão da CONMEBOL Recopa com o Racing em 2025.

Organizado desde 1986 pelo jornal uruguaio, a premiação havia coroado somente três vezes um jogador nascido no Uruguai, com Antonio Alzamendi, Enzo Francescoli e Carlos Sánchez. Agora, Arrascaeta engrossa esta lista de vencedores.

Messi, por sua vez, já tinha vencido o prêmio cinco vezes, mas na categoria de melhor jogador na Europa, todas elas a serviço do Barcelona.

Arrascaeta teve um ano "mágico" pelo Flamengo em 2025 com quatro títulos conquistados: Campeonato Carioca, Supercopa Rei, Brasileirão e CONMEBOL Libertadores. O uruguaio ainda foi vice da Copa Intercontinental após o Rubro-Negro perder nos pênaltis para o PSG na final.

Esta foi a terceira vez que o meia uruguaio concorreu ao Rei da América. Em 2019, Arrascaeta terminou em 3°, ficando atrás dos companheiros de Flamengo Bruno Henrique (2°) e Gabigol (1°). Já em 2022, ficou em 2°, sendo superado por Pedro, também do Rubro-Negro.

Leia também