Prefeitura de Caruaru envia à Câmara proposta de redução da tarifa de ônibus
Publicado em
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que visa reduzir o valor da tarifa de ônibus na cidade. Segundo a proposta, as empresas de transporte público receberiam um subsídio mensal do município e, em contrapartida, renunciariam à tarifa técnica atualmente aplicada, passando a adotar uma “tarifa pública” revisada com valor mais baixo para os passageiros.
O texto do projeto aponta que essa nova estrutura busca “incentivos à eficiência e à redução de custos operacionais”, estimulando as empresas a aumentarem sua produtividade e racionalizarem suas operações. Com isso, o custo total do sistema de transporte coletivo tenderia a diminuir, o que permitiria, por consequência, reduzir o valor pago pelos usuários.
O projeto foi finalizado antes de uma missão internacional do prefeito e protocolado na Câmara no dia 4 de novembro de 2025. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), tem encaminhado a matéria com agilidade.
Caso seja aprovada, a nova disposição entrará em vigor a partir de janeiro de 2026. O documento, porém, ainda não revela qual será o valor exato do subsídio nem o novo valor da tarifa de ônibus.