31 de julho de 2025
monitoramento

Defesa Civil de Maceió usa tecnologia para atualizar mapa de áreas vulneráveis

Ação é realizada em parceria com o Serviço Geológico do Brasil e segue até 20 de novembro

Por Redação
Publicado em
Para otimizar a coleta de informações, a equipe utiliza drones, que permitem uma visualização mais detalhada - Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

A Defesa Civil de Maceió, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), iniciou nesta segunda-feira (3/11) a terceira etapa do mapeamento de áreas de risco da capital alagoana. As regiões do Feitosa e do Vale do Reginaldo estão sendo monitoradas, com o objetivo de coletar informações detalhadas sobre o solo e o histórico de ocorrências em localidades com maior vulnerabilidade.

Durante o trabalho de campo, a equipe da Defesa Civil compartilha dados acumulados ao longo do monitoramento contínuo das regiões, permitindo que o SGB realize análises mais precisas e atualizadas sobre o comportamento geológico do terreno. A ação também ajuda a identificar possíveis alterações no solo que possam aumentar o risco de desastres.

Para otimizar a coleta de informações, a equipe utiliza drones, que permitem uma visualização mais detalhada da região e do grau de risco de cada localidade.

Nas duas primeiras etapas, realizadas em agosto e setembro, foram mapeadas 35 localidades entre os bairros Benedito Bentes e Ipioca. O apoio técnico do SGB reforça a cooperação entre os órgãos e garante que o município mantenha um acompanhamento permanente das áreas de risco. A terceira etapa seguirá até o dia 20 de novembro.