31 de julho de 2025
há quase 20 anos

Raquel Lyra confirma início das obras do Arco Metropolitano em novembro

Primeiro trecho deve ser entregue até o fim de 2026 e receberá investimento de R$ 650 milhões

Por Redação
Publicado em
Governo espera entregar o primeiro trecho do Arco Metropolitano até dezembro de 2026 - Foto: Rafael Vieira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), confirmou que a Ordem de Serviço do primeiro trecho do Arco Metropolitano será assinada em novembro deste ano. O anúncio foi feito durante entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (31).

A obra, aguardada há quase 20 anos, tem como objetivo desafogar o tráfego na Região Metropolitana do Recife (RMR) e melhorar a ligação entre Moreno e Suape. Segundo Raquel, o contrato com a empresa vencedora já foi assinado e o licenciamento ambiental para a instalação do canteiro de obras está pronto.

O projeto, orçado em cerca de R$ 650 milhões, será executado diretamente pelo governo estadual. O primeiro trecho partirá da BR-232, na altura de Moreno, e seguirá por áreas de canavial até o Complexo Industrial e Portuário de Suape. “Agora em novembro vamos começar. É uma obra complexa, prometida há muito tempo, mas estruturamos a operação de crédito e vamos tirar do papel”, afirmou a governadora.

Questionada sobre as Eleições de 2026, Raquel Lyra reforçou que está focada nas entregas do atual mandato. 

“Se eu falar de eleição, eu perco o prumo. Quem perde tempo olhando para voto esquece de cuidar do povo”, declarou.

A gestora também comentou a relação com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que já teve momentos de tensão, e disse manter uma boa interlocução com os parlamentares. 

“Temos uma base ampla e uma excelente relação. A operação de crédito, por exemplo, foi aprovada com apenas um voto contrário. Esses recursos são para o povo pernambucano”, afirmou Raquel.

O governo espera entregar o primeiro trecho do Arco Metropolitano até dezembro de 2026, marcando o início de uma das principais obras de mobilidade da atual gestão.