MP abre ação civil pública por suspeita de irregularidades no transporte público em Caruaru
Publicado em
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu entrada em uma ação civil pública para investigar possíveis irregularidades envolvendo a mudança da empresa responsável pelo transporte coletivo no município de Caruaru, no interior de Pernambuco.
Segundo a denúncia, o processo que levou à substituição da empresa que opera o sistema de ônibus não teria obedecido a todos os trâmites legais exigidos para contratações deste tipo. Entre as alegações estão a falta de transparência na escolha da nova empresa, ausência de justificativa convincente para a troca e possível prejuízo ao erário público.
Em dezembro de 2024, a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informou que a empresa Capital do Agreste encerraria suas operações na cidade, após diversos episódios de falta de estrutura registrados por falhas nos serviços prestados.
Em maio 2025, a nova empresa, Bandeira Mobilidade, iniciou as operações substituindo a concessão da Capital do Agreste.
O contrato ultrapassa 260 milhões de reais e o caso está sendo analisado pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru para apurar se houve violação dos princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade e eficiência, durante a transição da empresa.
A prefeitura de Caruaru ainda não se manifestou oficialmente sobre o teor da denúncia ou apresentou cronograma de resposta à promotoria. Enquanto isso, usuários do transporte coletivo acompanham o desdobramento com atenção, na expectativa de que o caso resulte em mais clareza sobre como o serviço está sendo contratado e prestado.