MEC paga 8ª parcela do Pé-de-Meia a 3,2 milhões de estudantes; veja calendário
Benefício de R$ 200 é depositado para alunos do ensino médio da rede pública com frequência mínima de 80%; programa pode render até R$ 9,2 mil por estudante
Publicado em
O Ministério da Educação (MEC) realiza nesta terça-feira (28) o pagamento da oitava parcela de 2025 do programa Pé-de-Meia para estudantes nascidos em março e abril. O benefício de R$ 200 será depositado para aproximadamente 3,2 milhões de alunos do ensino médio da rede pública que cumpriram o requisito de frequência mínima de 80% nas aulas.
Os pagamentos estão sendo realizados de forma escalonada conforme o mês de nascimento dos estudantes, seguindo calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela gestão dos recursos. Os nascidos em janeiro e fevereiro receberam no dia 27; março e abril (28); maio e junho (29); julho e agosto (30); setembro e outubro (31); e novembro e dezembro (3 de novembro).
O valor está sendo depositado em conta poupança digital aberta automaticamente em nome de cada estudante beneficiado. Alunos maiores de 18 anos podem movimentar os recursos através do aplicativo Caixa Tem, enquanto menores de idade necessitam de autorização do responsável legal, que pode ser feita pelo aplicativo ou em agências da Caixa.
O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivo financeiro-educacional: incentivo-matrícula (R$ 200 anuais), incentivo-frequência (9 parcelas de R$ 200 por ano), incentivo-conclusão (R$ 3 mil ao final de cada ano) e incentivo-Enem (R$ 200 para participantes do exame). Ao final do ensino médio, um estudante que cumpra todos os requisitos pode acumular até R$ 9,2 mil.
Lançado em janeiro de 2024, o programa do governo federal é voltado para estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública e funciona como uma poupança para promover a permanência e conclusão escolar. Não é necessária inscrição - os alunos que se encaixam nos critérios são automaticamente incluídos no programa.