31 de julho de 2025
NA CASA BRANCA

Chanceler Mauro Vieira leva trio de especialistas a reunião crucial com EUA focada em comércio

Encontro com o secretário de Estado Marco Rubio em Washington é etapa preparatória para uma possível reunião presidencial entre Lula e Trump

Por Redação
Publicado em
Mauro Vieira e Marco Rubio se reunirão em Washington - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, definiu a equipe que o acompanhará em uma reunião de alto nível com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, marcada para ocorrer na Casa Branca, em Washington. O grupo é composto por três nomes-chave: a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti; o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, Maurício Lyrio; e o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, o embaixador Philip Fox-Drummond Gough.

A composição da delegação deixa claro o foco principal do governo brasileiro: a agenda comercial. Lyrio e Gough são considerados dois dos principais negociadores comerciais do Itamaraty. Lyrio, em particular, já liderou as tratativas sobre tarifas americanas entre março e julho, conhecendo a fundo o perfil dos interlocutores dos EUA. O objetivo do Brasil é reverter os impactos negativos das medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, que afetaram diversos setores da indústria nacional.

Apesar da pauta econômica prioritária, assessores próximos ao chanceler avaliam que o perfil de Rubio pode levar o diálogo para temas políticos e geopolíticos sensíveis. Espera-se que assuntos como a situação na Venezuela e na Ucrânia, a relação com a China e a defesa brasileira por uma desdolarização da economia mundial, dentro do escopo dos BRICS, também sejam abordados.

O encontro é visto como uma etapa preparatória crucial para um possível encontro presencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump, dando sequência à aproximação iniciada após uma conversa telefônica de 30 minutos entre os dois mandatários.

O contexto da visita ganhou um elemento adicional com a notícia de que, na véspera, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo se reuniram com autoridades do Departamento de Estado. Questionado sobre a reunião de Vieira com Rubio, Figueiredo resumiu: “Estamos otimistas”.