Familiares denunciam suposta negligência após mãe perder bebê em Pilar; caso é investigado
Familiares afirmam que gestante foi liberada em três atendimentos antes do parto, enquanto hospital nega falhas
Publicado em
Os familiares de uma gestante de 38 semanas denunciaram possível negligência médica após a mulher perder o bebê durante o parto no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Pilar, no último fim de semana. Segundo os parentes, a gestante procurou atendimento na unidade em três ocasiões, apresentando fortes dores e sangramentos, mas teria sido liberada em todas as visitas.
O hospital negou qualquer falha no atendimento, afirmando que todos os procedimentos seguiram protocolos técnicos e assistenciais, com foco na segurança da mãe e do bebê. A instituição explicou que a paciente chegou pela primeira vez à unidade na quinta-feira (9), foi avaliada por equipe multiprofissional, medicada e mantida em observação, sem sinais de trabalho de parto.
No dia seguinte, a gestante retornou e foi transferida para o Hospital da Mulher, em Maceió, referência para casos de maior complexidade. Conforme o hospital, ela voltou ao Nossa Senhora de Lourdes no sábado (11), após receber alta às 4h da manhã, relatando novas dores.
Durante a avaliação, os batimentos cardíacos do bebê estavam lentos e a dilatação ainda era pequena. Foi solicitada nova transferência, mas, durante o trajeto, a gestante entrou em trabalho de parto. Uma enfermeira obstetra realizou procedimentos de reanimação, que não tiveram sucesso.
A instituição lamentou o ocorrido, reiterou solidariedade à família e repudiou o uso da tragédia para “fins políticos”. A Prefeitura de Pilar reforçou que o hospital é filantrópico e atende pacientes do município por meio de parceria, não sendo de gestão direta da administração municipal.
A Polícia Civil, pelo 23º Distrito Policial de Pilar, instaurou investigação sobre o caso. A delegada Maria Angelita Romeiro informou que diligências iniciais já foram realizadas e que todos os profissionais de saúde envolvidos estão sendo intimados a prestar esclarecimentos, podendo ser responsabilizados caso seja constatada negligência.
O inquérito seguirá em andamento para apurar todas as circunstâncias do caso.