31 de julho de 2025
Débito gigante

Correios anunciam plano de reestruturação e negociam empréstimo de R$ 20 bilhões

De janeiro a junho de 2025, a empresa registrou prejuízo de R$ 4,36 bilhões

Por Redação
Publicado em
Atualmente, os Correios estão presentes em todos os 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE) - Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

Os Correios apresentaram nesta quarta-feira (15) a primeira fase do plano de reestruturação financeira e operacional, com medidas voltadas à sustentabilidade e modernização da estatal. Entre as ações anunciadas está a negociação de um empréstimo de R$ 20 bilhões com garantia do Tesouro Nacional, destinado a custear operações e equilibrar financeiramente a empresa nos anos de 2025 e 2026, visando lucro a partir de 2027.

De janeiro a junho de 2025, a empresa registrou prejuízo de R$ 4,36 bilhões, contra déficit de R$ 1,3 bilhão no mesmo período de 2024. Segundo o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, que está no cargo há 21 dias, a crescente concorrência no comércio eletrônico e a dificuldade de adaptação a novas demandas contribuíram para o resultado negativo.

O plano de reestruturação inclui cortes de despesas operacionais e administrativas, diversificação de receitas e recuperação da liquidez. Entre as medidas está um novo Programa de Demissões Voluntárias (PDV), com mapeamento da força de trabalho e identificação de áreas ociosas. A estatal também pretende vender imóveis ociosos e renegociar contratos com fornecedores, buscando redução de custos sem comprometer a operação.

A empresa ainda planeja ampliar seu portfólio de produtos e serviços, com foco em serviços financeiros e de seguridade, além de se reaproximar de grandes clientes e estudar experiências internacionais de logística. O objetivo é aumentar a geração de receitas e consolidar a sustentabilidade da estatal.

Rondon afirmou que o objetivo do plano financeiro é reequilibrar a empresa em 2025 e 2026, permitindo que em 2027 a companhia retorne a um ciclo de balanço positivo. "Estamos buscando ter o equilíbrio financeiro da empresa, com receitas suficientes para cobrir despesas mensais e garantir a viabilidade da operação", disse o presidente.

A nova reestruturação segue medidas adotadas no primeiro semestre de 2025, como outro PDV, redução da jornada de trabalho em unidades administrativas, suspensão temporária de férias e fim do trabalho remoto, que resultaram na demissão voluntária de cerca de 3,5 mil empregados e economia anual estimada de R$ 750 milhões.

Atualmente, os Correios estão presentes em todos os 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE). A estrutura da estatal inclui mais de 10 mil agências de atendimento, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e cerca de 80 mil empregados diretos.