31 de julho de 2025
sob investigação

Secretaria confirma que alagoano está entre suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco

Governo de Pernambuco investiga 48 casos, incluindo um possível de Alagoas; uísque contaminado tinha metanol 300 vezes acima do limite permitido

Por Redação
Publicado em
Imagem ilustrativa - Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde DF

Um morador de Alagoas está sendo investigado como possível vítima da onda de intoxicações por metanol que já afeta Pernambuco, onde três casos foram confirmados - incluindo duas mortes e um que resultou em cegueira permanente. A informação foi divulgada durante coletiva da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco nesta segunda-feira (13), revelando que dos 48 casos notificados, 45 são de pernambucanos, dois de São Paulo e um de Alagoas, que ainda passa por exames laboratoriais para confirmação.

As investigações conjuntas entre estados e Ministério da Saúde identificaram que o uísque consumido pelas vítimas apresentava concentração de metanol até 300 vezes superior ao permitido. Em um dos casos analisados, os níveis da substância tóxica eram cinco vezes acima do limite considerado para início do tratamento emergencial. As vítimas confirmadas são de Lajedo, no Agreste pernambucano: Celso da Silva, 43 anos, e Jonas da Silva Filho, que morreram, e Marcelo dos Santos Calado, 32, que sobreviveu mas perdeu totalmente a visão.

A polícia prendeu um homem de 40 anos natural de São Bento do Una, suspeito de transportar as bebidas adulteradas de São Paulo. Na propriedade de sua mãe, foram apreendidos mais de 700 litros de bebidas contaminadas. As autoridades alertam a população de Pernambuco e Alagoas para evitar consumo de bebidas de origem duvidosa, especialmente sem rótulo ou vendidas informalmente, já que parte da carga ilegal pode ter circulado próximo à divisa entre os dois estados.