31 de julho de 2025
censo 2022

Automóvel é o meio de transporte mais utilizado por brasileiros no deslocamento para o trabalho, aponta levantamento

Pesquisa revela que 32,3% da população ocupada usa carro como principal meio de locomoção; há forte relação entre uso de automóvel, maior escolaridade e cor branca

Por Redação
Publicado em
Pesquisa revela que 32,3% da população ocupada usa carro como principal meio de locomoção; há forte relação entre uso de automóvel, maior escolaridade e cor branca - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O automóvel consolida-se como o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros no deslocamento para o trabalho, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quinta-feira (9). O levantamento mostra que 32,3% da população ocupada – o equivalente a 28 milhões de trabalhadores – opta pelo carro como principal forma de locomoção, superando significativamente outros modais.

O estudo, que analisou os hábitos de deslocamento de 76,6 milhões de brasileiros que trabalham fora de casa, revela um retrato das desigualdades regionais e sociais no país. Enquanto nas regiões Centro-Oeste (58,8%) e Sul (57,1%) o transporte individual motorizado predomina, no Norte e Nordeste a motocicleta ganha destaque, sendo usada por 28,5% e 26,0% dos trabalhadores, respectivamente.

Perfil do usuário de automóvel reflete desigualdades


A análise do perfil dos usuários de automóvel revela disparidades significativas. Entre os que utilizam carro para ir ao trabalho, 59,0% são brancos – percentual que supera em quase 27 pontos a participação de pardos (32,6%) nesse grupo. A população branca também é maioria (52,7%) entre os usuários de táxi ou aplicativos.

A escolaridade aparece como outro fator determinante no tipo de transporte utilizado. Entre trabalhadores com nível superior completo, 57,8% usam automóvel como principal meio de locomoção, enquanto apenas 18,9% das pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto têm acesso a esse modal. Quando considerados todos os transportes individuais motorizados (carros e motos), a diferença salta para 68,1% contra 37,1%.

Deslocamentos intramunicipais predominam


O Censo confirma que a maioria esmagadora dos trabalhadores brasileiros (88,4%) exerce suas atividades no próprio município onde reside. Do total de 76,6 milhões de pessoas ocupadas, 61,9 milhões (71,4%) trabalham fora do domicílio, enquanto 14,7 milhões (16,9%) atuam em regime de home office.

Os dados reforçam a centralidade do automóvel na mobilidade urbana brasileira, ao mesmo tempo que evidenciam como o acesso a esse meio de transporte ainda reflete profundas assimetrias sociais e regionais no país.