31 de julho de 2025
POLÍTICA

Haddad apresenta a Lula chapa com Márcio França para vice e Tebet e Marina ao Senado por São Paulo

Proposta busca reunir partidos da base aliada em torno de uma chapa competitiva para enfrentar a oposição nas eleições estaduais

Por Redação
Publicado em
Pré-candidato do PT a governador de São Paulo - Foto:

O ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de composição para a disputa eleitoral de 2026 em São Paulo. A sugestão prevê Márcio França (PSB-SP), como candidato a vice-governador, enquanto as ex-ministras Simone Tebet (MDB-MS) e Marina Silva (Rede-SP) disputariam as duas vagas ao Senado pelo estado.

A composição foi discutida durante reunião entre Haddad e Lula e faz parte das articulações do governo para fortalecer o palanque governista em São Paulo, considerado o maior colégio eleitoral do país.

A proposta busca reunir partidos da base aliada em torno de uma chapa competitiva para enfrentar a oposição nas eleições estaduais e ampliar a representação do grupo no Congresso Nacional.

Nos bastidores, interlocutores do Palácio do Planalto avaliam que Márcio França pode contribuir para ampliar a aliança entre PT e PSB no estado, enquanto as possíveis candidaturas de Simone Tebet e Marina Silva ao Senado são vistas como uma estratégia para atrair diferentes segmentos do eleitorado.

Apesar das conversas, a definição da chapa ainda depende de negociações entre os partidos envolvidos e da decisão dos próprios ministros sobre a participação na disputa eleitoral.

O presidente Lula deve continuar debatendo o cenário paulista com lideranças da base aliada nos próximos meses, antes de bater o martelo sobre a estratégia do grupo para as eleições de 2026.