Avaliação negativa do governo Lula recua, mas desaprovação segue maior que aprovação, aponta Ipsos/Ipec
Pesquisa mostra estabilidade nos índices de avaliação da gestão federal; 38% consideram governo ruim ou péssimo e 32% avaliam como ótimo ou bom
Publicado em
Pesquisa Ipsos/Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 38% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Outros 32% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 28% classificam o governo como regular.
Em comparação com o levantamento realizado em março deste ano, os números indicam estabilidade dentro da margem de erro. Na pesquisa anterior, a avaliação negativa era de 40%, a positiva de 33% e a regular de 24%.
O levantamento também mediu os índices de aprovação da administração federal. Segundo os dados, 50% dos entrevistados desaprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 44% aprovam. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder.
Os resultados são semelhantes aos registrados em março, quando a desaprovação atingia 51% e a aprovação somava 43%.
Além da avaliação do governo, a pesquisa analisou o grau de confiança da população no presidente. De acordo com o Ipsos/Ipec, 41% dos entrevistados afirmaram confiar em Lula, enquanto 56% disseram não confiar no chefe do Executivo federal.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho, com 2 mil entrevistados de 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.